Eu ainda não tenho filhos, mas convivo com várias pessoas que lutam diariamente para inovar na alimentação dos seus pequenos. Se eu fosse mãe, os lanches saudáveis seriam a minha prioridade nos horários de fome intermediários às principais refeições do dia. É claro que dar frutas, legumes e preparar os alimentos em casa são essenciais para garantir uma dieta saudável e equilibrada para as crianças. Porém, com a vida corrida das mães, a indústria se destaca em opções criativas, nutritivas e convenientes.
Gosto muito de falar de empresas com fortes propósitos. Então, vou destacar uma que, além de fazer lanchinhos para as crianças, trabalha em uma grande missão de ajudar a acabar com a desnutrição aguda grave em crianças. A This Saves Lives (Isto Salva Vidas, em português) garante que a cada compra realizada, um pacote de comida salva vidas é enviado a uma criança necessitada: “O que você comprou não somente é bom, como também faz o bem”. As barrinhas, repletas de vitaminas e nutrientes, foram desenvolvidas especialmente para tratar a malnutrição em crianças (THIS SAVES LIVES, 2020).
Enquanto a obesidade infantil é um fator de grande preocupação, a cada 11 segundos uma criança morre de desnutrição. A cada ano, 3,1 milhões de frágeis pequeninos morrem de causas relacionadas à fome, o que corresponde a mais de 8 mil crianças mortas por dia. Mais de 50 milhões de crianças abaixo dos 5 anos de idade são afetadas pela desnutrição aguda grave. Portanto, precisamos pensar muito além das vendas e dos lucros. Precisamos pensar no nosso planeta, precisamos pensar mais nas pessoas, em suas dores e necessidades. A This Saves Lives criou um tipo de tratamento por meio da alimentação: com apenas três barras por dia, durante cerca de 8 semanas, pode levar uma criança gravemente desnutrida a completamente saudável (THIS SAVES LIVES, 2020).
A primeira linha desenvolvida possuía pasta de amendoim, outras castanhas, ovos e leite. Porém, com o aumento das crianças com alergias, criaram uma linha livre de ingredientes alergênicos. Eles utilizam a alegação “SCHOOL SAFE (Seguro para a Escola)”, a qual eu interpretei pensando nas crianças que gostam de compartilhar seus lanches, mas muitas vezes não podem porque o coleguinha é alérgico. A This Saves Lives diz “Sim! Nossas barras infantis são livres dos 8 principais alérgenos, feitas sem nozes, sem laticínios, soja e glúten. Possuem apenas 5 gramas de açúcar e 100 calorias! O lanche perfeito para a sua viagem e para a escola!”. Além disto, as barras possuem as porções diárias de frutas e vegetais: maçã, cebola, brócolis, couve, cranberry e framboesa (THIS SAVES LIVES, 2020). Imagina conseguir fazer com que uma criança coma brócolis, cebola e couve em uma única barrinha?!
A linha Kids é toda desenhada pensando nas crianças, com embalagens chamativas e bonitas, com sabores, cores e desenhos que agradam os olhos dos pequenos. Uma das barras é a Unicorn Sprinkle Surprise (Unicórnio – Surpresa Granulada), um produto à base de flocos de arroz crocantes, com granulados coloridos, frutas e vegetais (THIS SAVES LIVES, 2020).
A fim de mostrar que vale a pena investir em produtos saudáveis para crianças, trago alguns dados de projeções futuras deste mercado. De acordo com um relatório lançado pelo Report Linker, o mercado global de alimentos e bebidas para crianças alcançará US$ 147,1 bilhões até 2027. Este mercado, nos EUA, está avaliado em US$ 28,2 bilhões, agora em 2020. A China, a segunda maior economia do mundo, tem previsão de atingir US$ 30,3 bilhões até 2027, a um CAGR de 7,7%, entre 2020 e 2027 (REPORTLINKER, 2020).
De acordo com o site Consumidor Moderno e com uma pesquisa feita pela Kantar Worldpanel, existe um forte crescimento no consumo de alimentos infantis no Brasil. A categoria de lácteos foi a que mais se destacou em aumento de vendas. Conveniência, praticidade e sabor foram características mencionadas na escolha dos produtos pelos consumidores. Eles enxergam o valor agregado destes produtos e optam por estes apelos na hora da compra. Bolos prontos, petit-suisse, cream cheese, leites fermentados e leite em pó estão ganhando cada vez mais o seu espaço dentro dos lares com crianças. Enquanto que biscoitos, sucos prontos e maioneses perderam o seu espaço (CORACCINI, 2019).
“Parece que os pais estão resistindo menos ao apelo dos filhos na hora de fazer a compra do mês, incluindo no carrinho os itens que os pequenos gostam. Crianças de até 12 anos foram responsáveis por 3,2 bilhões de ocasiões de consumo na Grande São Paulo nos 12 meses terminados em junho de 2018. De todos os momentos de consumo realizados no lar (café da manhã, almoço, jantar, lanches entre as refeições, ceia), a faixa etária responde por 17,4% deles. No mesmo período de 2017, o índice era de 16,9%, um crescimento de 0,5 ponto percentual. Os números são do painel Usage Foods & Beverages, elaborado pela Kantar Worldpanel. Hoje, quase 17% da população da Grande São Paulo é de crianças de até 12 anos” (CORACCINI, 2019).
Agora, pensando nesta pandemia e no aumento dos produtos que visam o fortalecimento da imunidade, será que os lanchinhos que você dá para os seus filhos podem diminuir as chances de eles ficarem doentes? Segundo Leo A. Heitlinger, chefe da seção de gastroenterologia, hepatologia e nutrição da Academia Americana de Pediatria, “o que você come tem um claro impacto em sua imunidade”. Ele ressalta que se você quer preparar os seus filhos para a época de resfriados e gripes ou apenas quer que eles tenham uma boa saúde ao longo do ano, lanches que fortalecem o sistema imunológico podem ajudar (chamados pelos americanos de immunity-boosting snacks). Leo ainda menciona os principais lanches saudáveis para você focar imunidade dos seus pequenos: iogurtes, Kefir, nozes, frutas, vegetais e proteínas (GRIFFIN, 2020).
Antes mesmo desta reviravolta imunológica de 2020, a marca Little Bandits, lançou no ano passado uma linha de “iogurtes” veganos focados no público infantil. Tanto que, traduzindo o nome da marca, temos Pequenos Bandidos. Com várias mascotes apelidadas de “banditos”, eles conquistam as crianças e as famílias dizendo que os pequenos bandidos vão roubar seu coração e seus outros snacks não saudáveis (LITTLEBANDITS, 2020).
A Little Bandits foi fundada por uma mãe de filho alérgico. Todos os iogurtes da marca foram aprovados por nutricionistas e testados por crianças. Eles são fonte de cálcio, iodo, vitaminas B12 e D. A base é de creme de coco e frutas. Possuem baixo teor de açúcares e boas fontes de gordura. A marca tem como missão facilitar a vida das famílias com filhos alérgicos e se tornar a marca sem laticínios mais confiável para crianças (LITTLEBANDIDTS, 2020).
Outra marca que também trouxe lançamentos saudáveis este ano, com foco em crianças e adolescentes, foi a Kashi. A empresa já era pioneira em produtos naturais e saudáveis, mas quis inovar criando a linha Super Loops Kashi by Kids, produtos para crianças feitos por crianças. Para o desenvolvimento dos cereais matinais, a marca contou com um time de adolescentes, de 12 a 17 anos, líderes da Geração Z, apaixonados pelo meio ambiente, sustentabilidade, saúde e alimentação, como a Kashi também é. Todos trabalharam em conjunto para desenvolver os Super Loops Cereals, nos sabores de Frutas Vermelhas e Chocolate. Cada produto é feito com ingredientes vegetais orgânicos, enriquecido com proteína de ervilha e superalimentos como lentilhas vermelhas, chocolate de comércio justo e frutas vermelhas. Além disto, eles contam com 4 gramas de proteínas e 3 gramas de fibras por porção (KASHI, 2020).
Pensando em produtos mais indulgentes, mas ainda com foco em apelos saudáveis, em 2019, a marca Yasso lançou sua linha de Frozen Yogurts Bars (Picolés de Iogurte) para crianças. A base dos picolés é iogurte grego, com apenas 45-50 calorias por produto, 25% menos açúcar e 10% mais proteína. A linha conta com 4 sabores: Party Animal, uma mistura de sabor de bolo de aniversário com granulados coloridos nas cores do arco-íris; Fudge Space Chip, fudge cremoso de chocolate com chips crocantes de chocolate; Strawbuddy Lemonade, sabor agridoce de morango com limão; e Mint Cookie Chums, sabor de chocolate com menta e pequenos pedaços de cookie de chocolate (PRNEWSWIRE, 2019).
Se os seus filhos gostam de massas, nada impede deles levarem nas lancheiras ou de comer como lanche um bom e velho macarrão. Para aquelas mães e pais que se preocupam com a saúde dos pequenos ou que possuem filhos alérgicos, a Tolerant criou três versões sem glúten e feitas de legumes. Todas elas possuem apenas um ingrediente: Galaxy, feita de farinha de lentilha vermelha; Alphaland, feita de farinha de grão-de-bico; e Safari, feita de farinha de lentilha verde. Com alto teor proteico e de fibras, a linha da Tolerant com certeza pensa na saúde e bem-estar das crianças (TOLERANT, 2020).
Outra opção de snack salgado para crianças foi o lançamento da marca Kiddylicious. O Houmous Dip Dip, é um lanche feito para crianças acima de 12 meses que encoraja os pequenos a se autoalimentarem, passando e mergulhando os sticks no molho cremoso. Os sticks da marca são pequenos bastõezinhos assados feitos de farinha de trigo, água, óleo de girassol, fermento e tiamina. O Homus, é um molho feito de grão de bico cozido, água, tahine (pasta de gergelim) e ácido cítrico. Foram lançadas duas versões, a original e a de pimenta vermelha assada. Ambas feitas à base de vegetais (plant-based) e fonte de proteínas (KIDDYLICIOUS, 2020).
Para aqueles que gostam de conveniência e são fãs de shakes em pó, a Sneakz lançou um delicioso preparado em pó, nutritivo e orgânico, feito à base de plantas. Os sachês Meal2Grow possuem uma porção completa de vegetais, 14g de proteínas, 10 aminoácidos essenciais, probióticos e 20 vitaminas e minerais, incluindo luteína, vitamina K2 e ômega 3. O Meal2Grow é um alimento completo sem glúten, sem soja, sem castanhas, vegano e com certificação Kosher, formulado especialmente para ajudar os pequenos a crescer. A marca ainda ressalta que o produto é um ótimo fortalecedor da imunidade, já que possui as probióticos e vitaminas C e D. Dentre os vegetais, incluem-se: cenoura, couve-flor, couve, batata-doce, espinafre, alcachofra-de-Jerusalém, cúrcuma, linhaça, manjericão-sagrado, dentre outros (SNEAKZ, 2020).
A Sneakz também apostou nas bebidas prontas para as crianças que gostam de milkshake. Com três versões: Milkshake de Morango, Milkshake de Chocolate e Milkshake de Baunilha. Os ingredientes são simples: leite desnatado orgânico, água filtrada, purê de vegetais orgânicos Sneakz® (cenoura, couve-flor, beterraba, batata doce), açúcar de cana orgânico, aromas naturais e goma gelana (SNEAKZ, 2020).
Apesar de tudo o que estamos passando, eu sou otimista e acredito que o mercado de alimentos e bebidas saudáveis continuará a crescer. Após todas estas novidades, todas estas belas iniciativas, gostaria de provocar essas reflexões e gerar insights para os futuros desenvolvimentos focados no público infantil. Além de pensar na saúde dos pequenos, a nova aposta para o futuro, são produtos que tragam, também, benefícios à saúde e ao meio ambiente. São empresas com missões e valores que visam a empatia e um mundo melhor. Precisando de uma ajuda no lançamento dos seus futuros produtos inovadores e sustentáveis, podem falar comigo!
REFERÊNCIAS
CORACCINI, RAPHAEL – Cresce participação do consumo infantil no varejo alimentar, 2019. Disponível em: <https://www.consumidormoderno.com.br/2019/02/18/cresce-participacao-consumo-infantil-varejo-alimentar/>. Acesso em: 19 de agosto de 2020.
GRIFFIN, Morgan – Immunity-Boosting Snacks for Kids, 2020. Disponível em: <https://www.webmd.com/parenting/features/immune-system#>. Acesso em: 21 de agosto de 2020.
KIDDYLICIOUS – Snacks, 2020. Disponível em: <https://kiddylicious.com/product-category/snacks/>. Acesso em: 21 de agosto de 2020.
KIDDYLICIOUS – DOUBLE TAP❤️ if your little one has tried OR is going to try our NEW Houmous Dip-Dip, 2020. Disponível em: <https://www.instagram.com/p/B1RnQnJH_HE/>. Acesso em: 21 de agosto de 2020.
LITTLE BANDIDTS – WELCOME TO LITTLE BANDITS! fruity and delicious dairy free yogurts for kids and families, 2020. Disponível em: <https://www.hungrylittlebandits.com/>. Acesso em: 21 de agosto de 2020.
LITTLE BANDIDTS – Hungry Litte Bandits, 2020. Disponível em: <https://www.instagram.com/p/Bwr6IhGHQUD/>. Acesso em: 21 de agosto de 2020.
PRNEWSWIRE – Yasso Frozen Greek Yogurt Celebrates Friendship with Launch of New Snack-Sized Line: Snack Buddies, 2019. Disponível em: <https://www.prnewswire.com/news-releases/yasso-frozen-greek-yogurt-celebrates-friendship-with-launch-of-new-snack-sized-line-snack-buddies-300809319.html>. Acesso em: 21 de agosto de 2020.
REPORTLINKER – Global Kids’ Food and Beverages Industry, 2020. Disponível em: <https://www.reportlinker.com/p05864286/Global-Kids-Food-and-Beverages-Industry.html?utm_source=GNW>. Acesso em: 19 de agosto de 2020.
SNEAKZ– Meal2Grow Plant-based Nutrition for Kids, 2020. Disponível em: <https://sneakz.com/products/meal2grow>. Acesso em: 22 de agosto de 2020.
SNEAKZ– Sneakz Organic, 2020. Disponível em: <https://www.instagram.com/p/B6im0w6npFA/>. Acesso em: 22 de agosto de 2020.
THIS SAVES LIVES – Unicorn Bar, 2020. Disponível em: <https://www.instagram.com/p/CAjEmCEl0Rm/>. Acesso em: 20 de agosto de 2020.
THIS SAVES LIVES – We’re on a mission to help end severe acute malnutrition in children, 2020. Disponível em: <https://thissaveslives.com/>. Acesso em: 20 de agosto de 2020.
TOLERANT– Our Products Made with organic, wholesome, 100% plant-based goodness, 2020. Disponível em: <https://tolerantfoods.com/our-products/>. Acesso em: 21 de agosto de 2020.
TOLERANT– Today’s the day…our NEW Organic Kids Pasta is now available!, 2020. Disponível em: <https://www.instagram.com/p/CDbiLApJAJF/>. Acesso em: 21 de agosto de 2020.
YASSO – CALLING ALL BUDS, PALS, BFF’S & BESTIES, 2019. Disponível em: <https://www.instagram.com/p/BuwVO9Znkva/>. Acesso em: 20 de agosto de 2020.