Produtos mais saudáveis e que visam o fortalecimento da imunidade são o futuro da indústria de alimentos e bebidas?! Isso já não é novidade para ninguém!
Será que conseguiríamos trazer um produto, considerado como vilão, para o time dos bonzinhos?! As inovações e o mercado têm mostrado que sim.
Em se tratando do mercado de bebidas gaseificadas, este setor está projetado para atingir a marca de US$ 605,6 bilhões até 2025 (MARKET RESEARCH NEWS, 2020). O iCrowd Newswire fez um estudo e mostrou que o mercado global de refrigerantes alcançará US$ 13.585 milhões em 2025. Sendo que em 2019, este mercado registrou a marca de US$ 11.455 milhões. Isto representa que, nos próximos anos, o setor de Refrigerantes registrará um CAGR de 4,4% em termos de receita (ICROWD, 2020). Já, focando no mercado de alimentação saudável, o Brasil é o 4º colocado no ranking mundial de consumo de alimentos e bebidas saudáveis. De acordo com a Euromonitor, em 2019, o mercado brasileiro de produtos saudáveis movimentou US$ 35 bilhões. Segundo a mesma pesquisa, observou-se um crescimento de 12,3% ao ano, considerando-se os últimos 5 anos, e em 2019, fizeram uma previsão de que o segmento iria alcançar os 50% de crescimento, movimentando R$ 110 milhões (CARREIRO, 2019).
De acordo com art. 23 do Decreto nº 6.871, de 2009, “Refrigerante é a bebida gaseificada, obtida pela dissolução, em água potável, de suco ou extrato vegetal de sua origem, adicionada de açúcar”. Um refrigerante de baixa caloria, de acordo com INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 3, DE 14 DE FEVEREIRO DE 2018, possui os mesmos ingredientes que a bebida convencional, porém com a substituição total dos açúcares adicionados por edulcorantes (MAPA, 2020).
Várias alternativas ao refrigerante vêm surgindo ao longo dos anos. Tivemos uma explosão de lançamentos de 2017 para cá, como: Kombuchas; bebidas fermentadas; águas gaseificadas saborizadas, com ou sem adição de açúcares; chás gaseificados; sucos gaseificados; bebidas de fruta e/ou vegetais gaseificadas; bebidas gaseificadas de baixa caloria; dentre outras. Espaço para inovar e diversificar nesse mercado ainda existe (podem apostar alto), principalmente agora no futuro mundo pós-pandemia, no qual as pessoas procurarão por produtos mais saudáveis, que auxiliem na melhora da imunidade e da saúde como um todo.
A obesidade também é um fator de grande preocupação. Algumas latas de refrigerante possuem 140 calorias e 39 gramas de açúcar. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo máximo de açúcar como sendo de 5 a 10 colheres de chá por dia, o que equivale a uma média de 25 gramas por dia. Portanto, uma lata já seria o suficiente para ultrapassar essa faixa diária recomendada (WHO, 2015).
A fim de solucionar o desejo dos consumidores por essas bebidas refrescantes, saborosas e cheias de borbulhas que fazem cócegas na garganta, as grandes indústrias de bebidas e as start-ups vêm tentando se reinventar, trazendo opções mais saudáveis, disruptivas, que até fornecem benefícios à saúde, mas que ainda satisfaçam esse desejo indulgente do público consumidor de refrigerantes.
A marca Hubble, que criou seu nome a partir de um jogo de palavras com healthy + bubble (saudável + bolha), já havia lançado, em 2018, uma linha de sucos prensados à frio e gaseificados. Porém, com a vinda da pandemia, resolveram reestruturar as embalagens a fim de chamar mais atenção aos apelos saudáveis da bebida. Criaram uma focando na imunidade, com laranja, cúrcuma, maçã e limão. Outra com o foco em hidratação, com melancia, menta e limão. E a terceira, com o foco na saúde digestiva, com gengibre, maçã e limão. Todas as bebidas não contêm açúcares adicionados e nem edulcorantes, também não são aromatizadas, não possuem aditivos químicos e são adicionadas de algumas vitaminas (HUBBLE, 2020). Novamente, vemos as ervas e especiarias sendo um bom complemento nutricional e aromático para alimentos e bebidas.
Em 2019, a Heywell lançou uma linha de bebidas carbonatadas, com ingredientes de alta qualidade, plant-based (veganas), com ervas, super berries (as super frutas), adaptógenos e cafeína orgânica proveniente de café verde. Os adaptógenos são uma classe poderosa de plantas que cresceram em ambientes muito agressivos e estressantes. Essas plantas não se movem, então elas têm que se adaptar ao meio ambiente em que elas vivem, então elas criaram resistência e geraram vários antioxidantes e compostos bioativos para auxiliar na sua sobrevivência. A marca ressalta que os adaptógenos podem auxiliar a nos adaptar também, aumentando nossa resiliência ao estresse. Dentre os ingredientes presentes nas bebidas, podemos ver: Schisandra, uma super berry com antioxidantes que ajudam a desestressar, além de manter a energia e a concentração; L-teanina, um aminoácido encontrado naturalmente no chá verde que proporciona uma sensação de tranquilidade e aumenta o foco quando combinado com cafeína; KSM-66 Ashwagandha, uma erva conhecida por seus benefícios restauradores e rejuvenescedores, considerada boa para auxiliar no estresse ocasional; Amla Berry (groselha indiana), uma groselha naturalmente rica em vitamina C; Erva-cidreira, uma erva da família da hortelã, que ajuda a acalmar o estresse e exaustão; Cafeína de grãos de café verde orgânico, eles usam quantidade de 75mg (pequena xícara de café) (HEYWELL, 2020).
Dentre os lançamentos da Heywell, eles criaram uma bebida para trazer energia, reduzir o estresse e, ao mesmo tempo, trazer benefícios à saúde, com ingredientes que auxiliam na imunidade. Com apenas 15 calorias e 1 grama de açúcar (proveniente das frutas). É adoçada com eritritol e estévia. Com suco de toranja, laranja-de-sangue (Blood Orange) e limão. Com extratos de Amla e Schisandra (adaptógenos), vitaminas (B3, B5, B6 e B12), cloreto de magnésio, L-teanina e cafeína (BEVNET, 2019).
Um dos apelos funcionais que será uma forte tendência (e eu já venho falando isso em vários outros artigos) é agregar cepas probióticas aos produtos ou ingredientes prebióticos, tudo isso visando o fortalecimento intestino. A microbiota intestinal humana possui um papel fundamental na saúde, pois ela é responsável pela absorção de nutrientes, liberação de hormônios, eliminação de toxinas, combate a doenças, aumento da imunidade, dentre outros. O intestino é um órgão essencial. Ao cuidar da saúde do intestino, consequentemente, melhorias na saúde do organismo como um todo são observadas, aumento da imunidade é uma delas, ou seja, o indivíduo terá mais disposição e menores riscos de desenvolvimento de doenças, alergias, intoxicações, inflamações e intolerâncias.
Um dos desafios de se adicionar cepas probióticas e ingredientes prebióticos em refrigerantes é, justamente, criar um ambiente que não seja agressivo para que as cepas não morram e colocar um prebiótico que não cause um crescimento desequilibrado dessas bactérias. É um verdadeiro desafio usar fibras prebióticas em produtos probióticos, visto que as fibras são o alimento das bactérias, nutrindo-as e as fazendo multiplicar. Com o aumento das bactérias, efeitos como a produção de gases e transformações químicas do produto podem ocorrer. Porém, já foi provado em outros lançamentos de bebidas que é possível. A Wonder Drink usa, em suas bebidas, os xilooligossacarídeos (XOS), um prebiótico obtido a partir de uma fibra vegetal orgânica. Apelidando de “Xylo”, eles escolheram essa fibra porque ela nutre seletivamente as boas bactérias (especialmente os Lactobacillus sp. e as Bifidobacterium bifidum) (WONDERDRINK, 2020). Sobre a carbonatação interferir na sobrevivência das cepas probióticas na bebida, estudos já conseguiram provar que é possível que as bactérias sobrevivam em bebidas gaseificadas (WALSH; CHENG; GUO, 2014).
Uma empresa que conseguiu mostrar que dá para criar um refrigerante saudável e com apelos probióticos é a Live Soda. Eles já possuíam linhas de Kombucha e de bebidas gaseificadas à base de vinagre, mas quiseram trazer uma alternativa mais fiel e semelhante ao refrigerante. Foi aí que lançaram, em 2018, os “refrigerantes” sem calorias, sem cafeína e sem açúcar, adoçados com extrato de Fruta do Monge (Monk Fruit) e com um bilhão de unidades formadoras de colônias de probióticas (LIVE, 2020).
Dentre os lançamentos da Live Soda, eles apostaram no sabor picante do gengibre, especiaria já conhecida por seus benefícios à saúde e que já agrada muito o paladar das pessoas. Eles dizem que este refrigerante caminha na linha entre Ginger Ale (refrigerante de gengibre) e Ginger Beer (cerveja de gengibre), sendo altamente refrescante e cheio de gás. Os ingredientes são poucos: água gaseificada, extrato de Fruta do Monge, aromas naturais, ácido cítrico e probióticos (Bacillus subtilis) (LIVE, 2020).
Um lançamento de “refrigerante” saudável, agora em 2020, foi da Olipop. Agora, nos Estados Unidos, as pessoas podem escolher por produtos focados na saúde digestiva, mas com uma nostalgia maravilhosa. A marca foi premiada pela sua capacidade de reimaginar sabores clássicos de refrigerantes transformando-as em bebidas deliciosas e que tragam benefícios à saúde intestinal, com o uso de prebióticos. O último lançamento foi o “Classic Root Beer” (BEVNET, 2019).
A Olipop alega que a sua Root Beer, de origem botânica, combina um sabor clássico com uma doçura cremosa de extratos de bétula doce, fava de baunilha e raiz de bardana, todas de origem natural. Eles recomendam combinar a bebida com seu sorvete favorito. Nos ingredientes temos: água carbonatada, OLISMART (fibra de mandioca, inulina de raiz de chicória, inulina de alcachofra-de-Jerusalém, cacto Nopal, flor de calêndula , raiz de Kudzu , raiz de Marshmallow, casca de Olmo Escorregadio (Slippery Elm)), xarope de raiz de mandioca, suco de maçã orgânico concentrado, aroma natural de Root Beer, suco de limão, raiz de bardana, folhas de estévia, sal rosa do Himalaia, aroma natural de baunilha e bétula doce (OLIPOP, 2020).
Novos conceitos que devemos trazer para os futuros desenvolvimentos são Economia Circular e Upcycling. Resumindo, Economia Circular é um conceito no qual você pensa na cadeia produtiva como um todo, um ciclo no qual resíduos, embalagens, voltam a ter algum uso ou um outro destino que não seja o meio ambiente, ou seja, não são descartados. O Upcycling faz parte da Economia Circular, é como se você usasse sua criatividade para dar nova vida aos produtos que seriam descartados, transformando resíduos, subprodutos indesejáveis, em novos produtos, com mais valor, que sejam mais bonitos, descolados, diferentes e com propósito.
Uma marca que embarcou nessa nova era de sustentabilidade, empatia e preocupação com o meio ambiente, foi a Waju. Eles lançaram, agora em 2020, uma linha única e eco-friendly (amiga do meio ambiente) de bebidas gaseificadas. O diferencial desta empresa, é que eles pensaram em como aproveitar toda água que é descartada das frutas ao se preparar concentrados de frutas para sucos ou na desidratação delas. Então, eles pegaram esse resíduo, mas que possui nutrientes e sabor, e criaram um produto incrível. Não é somente uma água gaseificada saborizadas com fruta, adicionada de açúcares ou edulcorantes, com aromas sintéticos, é a verdadeira água da fruta, só que dentro de uma latinha. Como milhões de litros de água de frutas são descartados para fazer concentrado de frutas, a Waju ajuda a reciclar essa água para criar produtos hidratantes, que combatem a escassez de água e o desperdício de alimentos (WAJU, 2020). Isso é que é Upcycle!
A Waju lançou suas bebidas em dois sabores: Água de Morango e Água de Limão. Nenhuma das duas versões possuem açúcares adicionados e contam com somente 5 kcal por lata. Nos ingredientes, somente a própria água extraída da fruta (upcycled), com um toque de vivacidade do suco da fruta e borbulhas divertidas para dar o toque mágico à bebida (WAJU, 2020).
Com todas essas novidades, todas essas belas iniciativas, gostaria de provocar essas reflexões e gerar insights para os futuros desenvolvimentos. Sim, o refrigerante antigo pode até ser mal visto e considerado como um vilão, mas agora, a nova aposta para o futuro, são os produtos que tragam benefícios à saúde e ao meio ambiente. Precisando de uma ajuda para os futuros produtos inovadores e sustentáveis, podem falar com a Solucionária!
REFERÊNCIAS
BEVNET – Heywell Image, 2019. Disponível em: <https://www.bevnet.com/brands/heywell/media/e940d2fe0f344e348dcccc0ec5e95bc9>. Acesso em: 07 de agosto de 2020.
BEVNET – OLIPOP Introduces New Root Beer Flavor, 2019. Disponível em: <https://www.bevnet.com/news/2019/olipop-introduces-new-root-beer-flavor/>. Acesso em: 07 de agosto de 2020.
CARREIRO, Juliana. Alimentos saudáveis estão entre as principais tendências do mercado. Estadão, 2019. Disponível em: <https://emais.estadao.com.br/blogs/comida-de-verdade/alimentos-saudaveis-estao-entre-as-principais-tendencias-do-mercado/>. Acesso em: 05 de agosto de 2020.
HEYWELL – We’re looking out for you, 2020. Disponível em: <https://livingheywell.com/pages/our-ingredients>. Acesso em: 07 de agosto de 2020.
HEYWELL – Energy + Immunity, 2020. Disponível em: <https://www.instagram.com/p/B_0CUjKl1Bh/>. Acesso em: 08 de agosto de 2020.
HUBBLE – Cold-pressed fizzy juice with roots and herbs, 2020. Disponível em: <http://www.drinkhubble.com/>. Acesso em: 07 de agosto de 2020.
HUBBLE – A sparkling fresh Ginger shot in every bottle. Fizz you can feel!, 2020. Disponível em: <https://www.instagram.com/p/Bswj_VdgLdy/>. Acesso em: 08 de agosto de 2020.
ICROWD NEWSWIRE- MERCADO GLOBAL DE REFRIGERANTES 2020 DEVE ATINGIR VALOR DE US$ 135.850 MILHÕES E CRESCER A 4,4% CAGR PREVISÃO PARA 2025, 2020. Disponível em: <https://icrowdpt.com/2020/03/16/mercado-global-de-refrigerantes-2020-deve-atingir-valor-de-us-135-850-milhoes-e-crescer-a-44-cagr-previsao-para-20265/>. Acesso em: 06 de agosto de 2020.
LIVE SODA – The Great Taste of Soda with Probiotics, 2020. Disponível em: <https://livesoda.com/products/live-probiotic-soda>. Acesso em: 06 de agosto de 2020.
LIVE SODA – #Wellness Wednesday, 2020. Disponível em: <https://www.instagram.com/p/CAIsO2zg6Gb/>. Acesso em: 06 de agosto de 2020.
MAPA – Bebidas, 2020. Disponível em: <https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/inspecao/produtos-vegetal/legislacao-1/bebidas>. Acesso em: 06 de agosto de 2020.
MARKET RESEARCH NEWS – CARBONATED SOFT DRINKS MARKET TO EXPAND WITH SIGNIFICANT CAGR DURING 2018 – 2025, 2020. Disponível em: <http://marketresearchlatestnews.over-blog.com/2020/04/carbonated-soft-drinks-market-to-expand-with-significant-cagr-during-2018-2025.html>. Acesso em: 06 de agosto de 2020.
OLIPOP – Classic Root Beer, 2020. Disponível em: <https://drinkolipop.com/products/classic-root-beer>. Acesso em: 06 de agosto de 2020.
OLIPOP – ROOT BEER LAUNCH & GIVEAWAY 🍻, 2020. Disponível em: <https://www.instagram.com/p/B6EADxap2B8/>. Acesso em: 06 de agosto de 2020.
Walsh H, Cheng J, Guo M. Effects of carbonation on probiotic survivability, physicochemical, and sensory properties of milk-based symbiotic beverages. J Food Sci. 2014;79(4):M604-M613. doi:10.1111/1750-3841.12381. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24592938/>. Acesso em: 06 de agosto de 2020.
WAJU – About Us, 2020. Disponível em: <https://www.drinkwaju.com/our-story>. Acesso em: 07 de agosto de 2020.
WAJU – Waju Fruit Squeezed Water, 2020. Disponível em: <https://www.instagram.com/drinkwaju/>. Acesso em: 07 de agosto de 2020.
WHO – WORLD HEALTH ORGANIZATION – Guideline: sugars intake for adults and children, 2015. Disponível em: <https://www.who.int/publications/i/item/9789241549028>. Acesso em: 06 de agosto de 2020.
WONDERDRINK- PREBIOTIC KOMBUCHA – YOUR GUT’S BEST FRIEND, 2020. Disponível em: <https://www.wonderdrink.com/pages/discover-prebiotics>. Acesso em: 23 de junho de 2020.
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