A indústria alimentícia possui um forte papel sobre os estilos de vida e dietas da população. Um dos seus maiores desafios é atender a demanda dos consumidores por produtos que sejam atraentes, saborosos e, ao mesmo tempo, funcionais e nutritivos, ou seja, que tragam benefícios à saúde e bem-estar, além do prazer do sabor dos alimentos (SAAD et al., 2011).
Os alimentos funcionais são aqueles que, além de fornecerem a nutrição básica, são capazes de promover a saúde. Os mecanismos de promoção da saúde destes alimentos não são previstos através da nutrição convencional, por isto, deve-se enfatizar que esse efeito se restringe à promoção da saúde e não à cura de doenças (SAAD, 2006). A classificação de um alimento funcional se dá conforme a própria composição nutricional do alimento ou conforme os componentes bioativos que estão presentes nele, por exemplo, probióticos, fibras, vitaminas, fitoquímicos, minerais essenciais, aminoácidos, dentre outros.
A microbiota intestinal humana possui um papel fundamental na saúde, pois ela é responsável pela absorção de nutrientes, liberação de hormônios, eliminação de toxinas, combate a doenças, aumento da imunidade, dentre outros. O intestino é um órgão essencial. Ao cuidar da saúde do intestino, consequentemente, melhorias na saúde do organismo como um todo são observadas, ou seja, o indivíduo terá mais disposição e menores riscos de desenvolvimento de doenças, alergias, intoxicações, inflamações e intolerâncias. A suplementação da dieta com probióticos e prebióticos pode garantir o equilíbrio da microbiota intestinal. Probióticos são microrganismos vivos que, ao serem administrados em quantidades adequadas, garantem benefícios à saúde do organismo humano. Prebióticos são carboidratos que não são totalmente digeridos pelo organismo humano, mas que afetam positivamente na saúde do intestino, por estimularem seletivamente a proliferação e/ou atividade de populações de bactérias que são benéficas ao organismo. Um produto simbiótico é aquele no qual um probiótico e um prebiótico são combinados sinergicamente a fim de garantir uma maior funcionalidade ao produto (SAAD, 2006).
Estudos sobre a fisiologia do intestino, a composição e a atividade da microbiota intestinal, têm atraído grande interesse para o desenvolvimento de produtos funcionais, confirmando-se pelos recentes desenvolvimentos na área de probióticos, prebióticos e simbióticos.
Entre os lançamentos de produtos probióticos, vimos em fevereiro de 2020, no Brasil, que a marca Fresco lançou um Iogurte Vegetal de Leite de Coco e Probióticos Sabor Baunilha, adoçado com Stevia, apostando no mercado de produtos funcionais e no crescente mercado de produtos veganos e plant-based (MINTEL, 2020).
Vários Kombuchas estão sendo lançados de 2018 para cá. A inovação agora é trazer sabores diferenciados, exóticos e brasileiros. Em março de 2020, no Brasil, a marca Andrea Rayol lançou uma Kombucha de Jabuticaba (MINTEL, 2020). A Kombucha é uma bebida probiótica feita por meio da fermentação de um chá adoçado, geralmente o chá verde ou preto. A responsável pelo processo fermentativo é a chamada “mãe kombucha” ou SCOBY (sigla para Colônia Simbiótica de Bactérias e Leveduras, em inglês), a qual consiste numa associação simbiótica de bactérias e leveduras, acomodadas numa matriz de celulose sintetizada por bactérias acéticas (SANTOS, 2016).
Ainda na onda de produtos probióticos, desde outubro de 2018, após o lançamento dos Shots Probióticos, a marca Activia chamou atenção para uma nova forma de consumo de produtos probióticos, com uma dose concentrada (shot), representando uma dose diária que pode ser consumida em qualquer momento do dia (MERCADO DE CONSUMO, 2018).
Outro lançamento de 2019, em San Diego, a marca SUJA, fabricante de bebidas orgânicas e não OGM, prensadas a frio, trouxe uma nova linha de sucos, desenvolvidos em colaboração com a Whole Foods Market, também em formato de shots (FOODBUSINESSNEWS, 2019).
O IMMUNITY DEFENSE SHOT, com ingredientes funcionais como gengibre, açafrão, equinácea (planta muito utilizada como remédio caseiro no tratamento de gripes e resfriados) e probióticos vivos, e o IMMUNITY REBOUND SHOT, repleto de probióticos, com a fruta drupa (conhecida por sabugo ou baga de sabugueiro) e extrato de folha de goiaba (SUJA, 2020).
Como se pode observar no nome do shot da marca Suja, as empresas estão optando por vincular, de alguma maneira, a palavra imunidade no rótulo. Nos outros países a legislação é mais branda, mas no Brasil é bem rígida quanto a usar termos que atribuem propriedades funcionais aos produtos. Então, surgem vários produtos com o nome comercial tendo como prefixo, sufixo ou afixo, “IMUNO” ou “IMMUNO”, dentre outros, como forma de remeter às propriedades do produto em melhorar a imunidade.
Dentre os produtos prebióticos lançados, em abril de 2019, tivemos um lançamento de uma marca de bebidas prebióticas, a +Pura Fibra, projeto da Genuína Lindoya com a KR Capital, que trouxe uma bebida sem adição de açúcar, com 6g de fibras prebióticas por garrafa de 400ml, o que equivale a 24% das necessidades diárias de fibras (ENGARRAFADOR MODERNO, 2019) (QUALITY NUTRITION, 2020).
Na onda das barrinhas funcionais, a marca ReGrained, dos EUA, lançou em setembro 2019, a HONEY CINNAMON X12 SUPERGRAIN+ IMMUNITY BAR, barra de amêndoas e crispies de quinoa, contendo canela, Mel Manuka (obtido da flor de um arbusto da Nova Zelândia), açafrão e fibras prebióticas, apostando na saúde da microbiota e no aumento da imunidade (PRNEWSWIRE, 2019) (REGRAINED, 2020).
Produtos simbióticos foram lançados também, mas o nome ainda não é muito bem divulgado. Em março de 2020, no México, a marca Zenzero Zero Gelato lançou um sorvete de leite de arroz sabor coco e é descrito como um sorvete italiano autêntico, 100% natural, saboroso e saudável, elaborado por um processo artesanal, com ingredientes 100% italianos de alta qualidade. Contém o probiótico Ganeden BC30 Bacillus coagulans para a saúde digestiva e equilíbrio da flora intestinal, fornece apenas 70 calorias por porção e é uma boa fonte de fibras (MINTEL, 2020).
Em janeiro de 2019, a marca That’s It, nos EUA, lançou barrinhas simbióticas de frutas. Disponível em três sabores manga, mirtilo e banana, com somente 2 ingredientes, é um produto estável e sem laticínios, com dois bilhões de culturas ativas de Bacillus coagulans GBI-30 6086, sendo as fibras das frutas os prebióticos do produto (NOSH, 2019).
Em setembro de 2019, a Tyson Foods, também nos Estados Unidos, lançou uma linha de snacks que são feitos com frutas e nozes e contêm ingredientes funcionais, como Kombucha, matcha (chá-verde), açafrão, culturas probióticas, fibra prebiótica e colágeno (FOODBUSINESSNEWS, 2019).
A GUT INSTINCT CRANBERRY + KOMBUCHA PROBIOTIC SNACK BITES, é um snack feito com farinha de banana verde, cranberries e Kombucha, contêm 1 bilhão de culturas vivas, 3 gramas de prebióticos, 9 gramas de proteína e 4 gramas de fibra (PACTOFOODS, 2020).
Os consumidores são atraídos pela possibilidade de escolher alimentos com benefícios à saúde e tendem a comprar produtos com apelos funcionais em substituição aos produtos tradicionais. Em um estudo sobre Tendências em Alimentação Saudável no Brasil, a Mintel, em agosto de 2019, fez uma pesquisa com 1.500 usuários de internet, com idade a partir de 16 anos, e apenas 180 pessoas não compraram produtos saudáveis nos últimos 6 meses, perfazendo apenas 12% da população amostrada. Nesta pesquisa, a Mintel perguntou aos entrevistados “Quais dos seguintes tipos de alimentos e bebidas você comprou em uma versão saudável (ex. baixa caloria, baixo teor de gordura) nos últimos 6 meses? Por favor, selecione todas as opções relevantes.”, as respostas podem ser observadas no gráfico a seguir (MINTEL, 2019).
Na mesma pesquisa, a Mintel adicionou a pergunta “Por quais razões você comprou alimentos e bebidas saudáveis nos últimos 6 meses? Por favor, selecione todas as opções relevantes.” e se percebeu que mais da metade dos consumidores compravam produtos saudáveis pelo bem estar físico que eles proporcionam, como se pode observar no Gráfico 2 (MINTEL, 2019).
Portanto, o desenvolvimento de novos produtos alimentícios com ingredientes funcionais, ou seja, produtos mais saudáveis e que tragam o benefício de bem estar ao consumidor, é interessante, ainda mais nesse momento pós-pandemia, no qual as pessoas estão muito mais preocupadas com a sua imunidade e, consequentemente, com a melhoria da saúde e da microbiota. Além disto, o mercado de alimentos funcionais está em expansão, como foi apresentado anteriormente, com vários exemplos de novos desenvolvimentos seguindo esta tendência (SAAD et al., 2011). Um estudo feito pela Euromonitor, em 2015, apontou que: o mercado de alimentação voltado à saúde e ao bem-estar teve um aumento de 98% no país, de 2009 a 2014; o setor já movimenta mais de US$ 35 bilhões por ano; o Brasil já é o quarto maior mercado do mundo; 28% dos brasileiros acreditam ser importante consumir alimentos que possuam um alto perfil de qualidade nutricional; 22% da população prefere comprar alimentos naturais e sem conservantes (SEBRAE, 2015). Uma pesquisa mais recente, com dados do 3° trimestre de 2019, a ABF (Associação Brasileira de Franchising), mostrou que o segmento de alimentação arrecadou cerca de R$ 12.234 bilhões, 5,3% a mais comparado com o mesmo período do ano passado. Dentro deste segmento, o setor de alimentação saudável já movimenta R$ 114 bilhões por ano no Brasil, com uma estimativa de crescimento anual de 4,5% até 2021 (CNXLINE, 2019).
REFERÊNCIAS
CNXLINE – Setor de Franquias cresce 6,1% no 3º Tri de 2019. Disponível em: <https://cnxline.com.br/2019/12/27/como-o-setor-de-alimentacao-saudavel-esta-em-alta-no-brasil/>. Acesso em: 08 de junho de 2020.
ENGARRAFADOR MODERNO – A busca pela saudabilidade, 2019. Disponível em: <https://engarrafadormoderno.com.br/mercado/a-busca-pela-saudabilidade>. Acesso em: 20 de junho de 2020.
FOODBUSINESSNEWS – Suja collaborates with Whole Foods on new Elevated Nutrients line, 2019. Disponível em: <https://www.foodbusinessnews.net/articles/15578-suja-collaborates-with-whole-foods-on-new-elevated-nutrients-line>. Acesso em: 20 de junho de 2020.
FOODBUSINESSNEWS – Tyson launches new functional foods brand, 2019. Disponível em: <https://www.foodbusinessnews.net/articles/14537-tyson-launches-new-functional-foods-brand>. Acesso em: 20 de junho de 2020.
MERCADO DE CONSUMO – Activia lança Shot Diário de Probióticos, 2018. Disponível em: <https://www.gnpd.com>. Acesso em: 08 de junho de 2020.
MINTEL GNPD – Global New Products Database, 2020. Disponível em: <https://www.gnpd.com>. Acesso em: 08 de junho de 2020.
MINTEL – Tendências em Alimentação Saudável – Brasil – Agosto 2019. Disponível em: <https://data.mintel.com/databook/923164/?presentation=graphs&>. Acesso em: 08 de junho de 2020.
NOSH – That’s It Launches Probiotic Fruit Bars, 2019. Disponível em: <https://www.nosh.com/food-wire/2019/thats-it-launches-probiotic-fruit-bars/>. Acesso em: 20 de junho de 2020.
PACTFOODS – Snack Tyson Foods CRANBERRY + KOMBUCHA, 2020. Disponível em: <https://www.pactfoods.com/wp-content/uploads/2019/07/Banner_1280x388_SM-@2x.png>. Acesso em: 20 de junho de 2020.
PRNEWSWIRE – ReGrained Upgrades Brand Identity and Announces New Product Launch, 2019. Disponível em: <https://www.prnewswire.com/news-releases/regrained-upgrades-brand-identity-and-announces-new-product-launch-300914537.html>. Acesso em: 20 de junho de 2020.
QUALITY NUTRITION – PURA FIBRA – 400ML, 2020. Disponível em: <https://www.qualitynutrition.com.br/pura-fibra-400ml.html>. Acesso em: 20 de junho de 2020.
REGRAINED – HONEY CINNAMON X12 SUPERGRAIN+ IMMUNITY BAR, 2020. Disponível em: <https://www.regrained.com/products/regrained-honey-cinnamon-ipa-12-pack>. Acesso em: 20 de junho de 2020.
SAAD, S. M. I.; KOMATSU, T. R.; GRANATO, D.; BRANCO, G. F.; BURITI, F. C. A. Probióticos e Prebióticos em Alimentos: Aspectos Tecnológicos, Legislação e Segurança no Uso. In: SAAD, S. M. I.; CRUZ, A. G.; FARIA, J. A. F. Probióticos e Prebióticos em Alimentos: Fundamentos e Aplicações Tecnológicas. São Paulo: Varela, 2011. p. 23-49.
SAAD, Susana Marta Isay. Probióticos e prebióticos: o estado da arte. Rev. Bras. Cienc. Farm., São Paulo, v. 42, n. 1, p. 1-16, Mar. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-93322006000100002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 02 de janeiro de 2020.
SANTOS, Mafalda Jorge dos. Kombucha: caracterização da microbiota e desenvolvimento de novos produtos alimentares para uso em restauração. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Gastronômicas) -Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10362/19346>. Acesso em: 02 de janeiro de 2020.
SEBRAE – Alimentação saudável cria ótimas oportunidades de negócio, 2015. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/segmento-de-alimentacao-saudavel-apresenta-oportunidades-de-negocio,f48da82a39bbe410VgnVCM1000003b74010aRCRD>. Acesso em: 08 de junho de 2020.
SUJA – Immunity Shot, 2020. Disponível em: <https://www.sujajuice.com/products/juice/intensely-powerful/immunity-shot/>. Acesso em: 20 de junho de 2020.
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